A 9ª rodada da Série C foi completada nesta segunda-feira, com um jogo valendo para cada grupo. Jornada esta que serviu para demarcar o final do primeiro turno da competição.
No Grupo A, o Vila Nova foi a Salvador e não teve dificuldades para superar a Jacuipense em Pituaçu: 0x3.
Com gols de Henan (2x), no primeiro tempo, e Rafhael Lucas, já na reta final da partida, a equipe goiana confirmou a ótima fase. Já são seis jogos desde a única derrota na competição, frente ao Ferroviário.
Assim, o time colorado vai ao 2º lugar do Grupo A, com 16 pontos, à frente do Remo pelo saldo de gols (realçando a importância da vitória expressiva) e atrás apenas do Santa Cruz.
Já a Jacuipense teve freada sua sequência positiva. Com uma partida a menos que os demais, a equipe baiana havia conhecido a derrota apenas na estreia da competição. Nesse meio tempo, duas vitórias e quatro empates.
A Jacupa permanece na 7ª colocação, com 10 pontos, virando o turno no famoso ‘meio-termo’. Há tempo de buscar um lugar no G4, bem como a necessidade de atentar-se ao risco das últimas posições.
Já no Grupo B, o Brusque venceu mais uma. Com sete vitórias em nove jogos, a equipe do leste catarinense é mais líder do que nunca. A vítima da vez viajou pouco mais de 280 km para o duelo, o Criciúma. 3×1 para os donos da casa, no Augusto Bauer.
Geovane Itinga, Thiago Alagoano e Mauricio Garcez marcaram para o Quadricolor, enquanto Mauricio descontou para o Tigre.
Com 22 pontos e 81% de aproveitamento, o Brusque dispara na primeira colocação e já encaminha o avanço para a fase seguinte. Abre-se agora dez pontos de vantagem para o 5º colocado, que vem a ser exatamente o Criciúma.
Com a terceira derrota nos últimos quatro jogos, o Tigre derrapa e perde a colocação de momento no G4. A sequência instável preocupa, uma vez que é grande o equilíbrio do grupo na luta pelas primeiras colocações. Por exemplo, apenas quatro pontos separam o Londrina (3º) do Ituano (10º).