Com gol solitário de Jenison, o Cuiabá bateu o Náutico na noite desta terça-feira e garantiu-se mais líder do que nunca.
Neste momento, a equipe mato-grossense encontra-se a três pontos do vice-líder Paraná, que empatou ontem contra a também concorrente Chapecoense. E, por falar na equipe catarinense, esta ocupa a 4ª colocação, empatada com Juventude e América-MG, ambos com 19 pontos.
Ou seja, o Cuiabá abre vantagem de seis pontos em relação à primeira posição fora do G4. Dessa forma, o bom início do Dourado permite ao torcedor as projeções mais otimistas.
Isso porque há uma estatística no retrospecto recente que joga a favor: nos últimos anos, a equipe que liderava a Série B após 12 rodadas, não apenas garantiu o acesso, como também o título.
2018:
Recém chegado após oito amargos anos na Série C, o Fortaleza tinha como objetivo principal a permanência na Segunda Divisão. No entanto, a equipe de Rogério Ceni teve um início meteórico e já liderou na 2ª rodada. Posteriormente, a partir da 5ª rodada, a empolgação foi aumentando, e o Leão do Pici não largou mais o primeiro lugar.
Mesmo com a derrota para o Oeste no Castelão, na 12ª rodada do campeonato, o Tricolor Cearense permaneceu na ponta.
2019:
Impulsionado pela injeção de capital proveniente da Red Bull, o Bragantino procurou manter-se sempre entre os primeiros da competição. Com a vitória sobre o Vila Nova em Goiânia, na 12ª rodada, o Braga chegou aos 26 pontos – pontuação similar à do Cuiabá – e abriu igualmente seis pontos de vantagem para o 5º colocado.
Vitória com sotaque castelhano: Avaí bate Figueirense e deixa rival para trás
Caso seu time esteja no G4 em 2020, há também um dado para animar: tanto em 2018 quanto em 2019, dos quatro times promovidos, três já estavam entre os quatro primeiros ao fim da 12ª rodada.
Em 2018, Fortaleza, Avaí e CSA figuravam no G4. Em 2019, foi a vez de Bragantino, Atlético-GO e Sport.