Brigar pelo acesso à Série A é uma tarefa das mais árduas – afinal, requer regularidade em uma competição justamente conhecida pelo equilíbrio e imprevisibilidade.
Nesta caminhada, uma das prioridades é conseguir pontos contra a concorrência, ou seja, as equipes que também lutam na parte de cima da tabela.
Neste sábado (14), duas partidas reunirão quatro equipes entre a 2ª e a 5ª colocações, pondo frente a frente os postulantes a três das quatro vagas para a elite do futebol brasileiro. Juventude x Sampaio Corrêa, no Alfredo Jaconi, e Cuiabá x América-MG, na Arena Pantanal.
Juventude x Sampaio Corrêa:
Partida que pode pontualmente provocar mudanças no G4, mas que tem a longo prazo seu caráter decisivo. 4º e 5
º colocados, respectivamente, Juventude (34 pts) e Sampaio Corrêa (31 pts) se encontram na Serra Gaúcha com muito a definir.
O Papo pode terminar a rodada na vice-liderança, conjuntura que depende de uma vitória própria e um empate na Arena Pantanal. Já a Bolívia Querida, com três pontos e um jogo a menos que o Ju – que o fará na próxima terça, contra o Náutico em casa – pode tomar a vaga no G4 em caso de vitória. Assim, ainda teria a oportunidade de abrir vantagem para o adversário, a depender do confronto de terça-feira.
Equipes entram em campo às 19h00, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS. No dia anterior, naturalmente, ambas estarão atentas à partida da Ponte Preta, que depende apenas de si contra o Brasil-RS para igualar à pontuação do Juventude – acrescentando mais tempero à disputa entre gaúchos e maranhenses.
Adversários de Grêmio e Inter, Cuiabá e América-MG são quarto-finalistas inéditos na Copa do Brasil
Cuiabá x América-MG:
Surpresas das quartas-de-final da Copa do Brasil, equipes carregam uma condição muito diferente na Série B, a de favoritos ao acesso. Com isso, viram a chave para um duelo altamente decisivo, que põe em jogo desde o sonho do título até a apreensão de sair do G4.
Ambas equipes empatam em pontos (36 pts), estando o América-MG em vantagem pelo saldo de gols (8 a 6), na vice-liderança. Oito pontos separam-nas da líder Chapecoense, enquanto que, para fora do G4, a diferença que, no momento é de cinco, pode encurtar para dois pontos.
A bola rola às 21h30 (Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá-MT. O resultado em Caxias certamente influenciará no desenrolar da partida.