O São Paulo investiu muito dinheiro para poder contar com um dos grandes elencos do futebol brasileiro na temporada. Tudo indicava que o clube iria brigar na parte de cima por todos os titulos, principalmente o Campeonato Brasileiro, mas do jeito que as coisas estão indo, é muito provável que o ano termino como começou: repleto de crise e necessidade de mudanças.
Recentemente, a diretoria optou por Fernando Diniz para comandar o elenco cheio de estrelas que o São Paulo possui, entretanto, após um começo promissor, onde o clube paulista chegou a empatar com o Flamengo, no Rio de Janeiro, os últimos jogos foram terríveis, com pressão da torcida e duas derrotas seguidas no Morumbi.
Na quinta colocação com 52 pontos conquistados, o São Paulo já está em uma situação onde o foco deve ser na conquista de uma vaga no G6. Isso porque o Grêmio vem conseguindo uma sequência de bons resultados e já abriu quatro pontos de vantagem na quarta colocação. No G6, o São Paulo briga com o Corinthians e Internacional, já que ambos os times estão muito próximos do Tricolor.
Em caso de não classificação para a Libertadores da América, o São Paulo teria mais um grande vexame na sua história recente. Isso porque somente nos últimos meses o clube investiu em Daniel Alves e Juanfran, reforços que custam milhões mensais aos cofres do São Paulo, mas não estão jogando como o esperado, sendo um fracasso até o momento.