O interminável Campeonato Brasileiro 2020 está, enfim, chegando à sua conclusão. Neste fim de semana, a 37ª rodada mexerá em todas as frentes da tabela: disputa pelo título, corrida pelas vagas na Libertadores e Sul-Americana 2021, e definição dos últimos dois rebaixados.
E, a depender da combinação de resultados, todas estas questões podem ser decididas já no domingo, sem que haja, como de costume, o suspense final da última rodada. Confira o que já poderá ser selado:
Disputa pelo título:
Flamengo e Internacional farão uma verdadeira decisão de campeonato, ao estilo dos antigos mata-matas. Isso porque poderemos ter volta olímpica no Maracanã, mesmo que ainda haja uma rodada a disputar no Brasileiro.
O Colorado precisa de uma vitória por qualquer placar para garantir o título Brasileiro de 2021. Ao chegar à marca de 72 pontos, o Inter tira as chances matemáticas de ultrapassagem, tanto para Flamengo como para São Paulo, que pode chegar a 68 pontos na rodada.
Libertadores e Sul-Americana:
As vagas para a Libertadores, bem como a definição das restantes na Sul-Americana, também podem ser definidas já no domingo.
Isso porque o Santos, 8º colocado de momento, pode garantir a colocação em caso de vitória sobre o Fluminense, na Vila Belmiro. Assim, irá a 56 pontos, tirando as chances de ser alcançado por Athletico-PR, Corinthians e RB Bragantino, caso tropecem para Grêmio, Vasco e Goiás, respectivamente. Desse modo, ficarão com a Sul-Americana.
Ceará e Atlético-GO poderão também carimbar os passaportes internacionais nesta rodada, caso vençam Coritiba e Palmeiras, respectivamente. Para a vaga restante, o Sport leva vantagem sobre o Fortaleza – 42 a 41 pontos. Desse modo, o Sport poderá se garantir caso vença o Atlético-MG, na Ilha do Retiro, e o Fortaleza tropece contra o Bahia, no Castelão.
Rebaixamento:
Conhecimento de causa: Coritiba aposta em atletas que vêm da Série B
Três clubes devem brigar contra as duas vagas restantes contra a degola: Bahia, Vasco e Goiás – com 38, 37 e 36 pontos, respectivamente –, sendo o Esquadrão o único a figurar fora do Z-4. Assim, o Bahia poderá, já nesta rodada, conquistar a permanência e derrubar os dois oponentes. Para isso, basta vencer o Fortaleza no Castelão e torcer para que o Vasco seja derrotado pelo Corinthians, na Neo Química Arena, e que o Goiás não vença o RB Bragantino, no Hailé Pinheiro.