A prefeitura do Rio de Janeiro havia divulgado uma nota onde eventos esportivos poderiam ter 1/3 de público em relação a capacidade total dos estádios, mas voltou atrás na decisão, já que isso deveria ocorrer já nesta sexta-feira (10/07).
O anúncio da decisão de adiar a flexibilização do isolamento social na capital carioca foi feito pelo próprio prefeito, Marcelo Crivella.
Crivella disse que a decisão não foi somente da prefeitura, mas que o conselho científico também aconselhou o adiamento desta opção. O principal peso foi em consideração ao contingente de policiais militares disponíveis, que não seria o suficiente para controlar os torcedores fora dos estádios, já que a volta da presença de público é um momento muito aguardado.
“Não temos condições em relação à segurança dentro e fora dos estádios, bem como nos transportes até os mesmos. Não devemos correr o risco de enormes aglomerações dentro e fora dos estádios”.
Finais do Campeonato Carioca
Então ficou definido que as finais do Campeonato Carioca, com partidas entre Flamengo e Fluminense, serão com portões fechados. O Flamengo foi campeão da Taça Guanabara e o Fluminense durante esta semana foi o campeão da Taça Rio.
As partidas devem ser disputadas nos próximos dias 12 e 15 de julho de 2020.
Nota Oficial: Calendário 2020 CBF atualizado.
Retorno de público aos estádios
Já existe um plano em parceria com a Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, onde estão descritas todas as regras com relação à presença de público em eventos no futuro próximo.
É uma série de medidas como essa de lotação máxima de 1/3 nos estádios, uso de máscara, higienização, entrada escalonada e outras que podem ser utilizadas ainda este ano nos eventos esportivos.