O título do Palmeiras na Libertadores é, num modo geral, uma boa notícia para todas as equipes que buscam a tão sonhada vaga na edição de 2021 do torneio continental. Isso porque o Verdão agora estende de vez a zona de classificação à Libertadores para o G-8, independentemente se vencer ou não a Copa do Brasil.
Palmeiras e Grêmio, finalistas da competição nacional de mata-matas, se posicionam entre os sete primeiros colocados do Brasileiro. A condição para que o G-8 se confirme é o mantimento destas equipes entre estas sete primeiras colocações – o que, neste momento, é muito provável.
Isso porque, com os resultados deste domingo pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio, 7º colocado com 52 pontos, abriu vantagem de sete pontos para o novo 8º colocado, o Athletico-PR, que foi a 45. O Furacão bateu o Ceará em pleno Castelão e não apenas impediu que o Vozão avançasse aos 48 pontos, como tomou-lhe a posição na zona de classificação para a Libertadores, acirrando a disputa.
Neste momento, temos cinco equipes empatadas nos 45 pontos – Athletico-PR, Ceará, Corinthians, Santos e Atlético-GO –, além do Bragantino, que vem em sequência, com 44 pontos. Santos e Corinthians que têm um jogo a menos, justamente este confronto, adiado para o dia 17/02 pela participação santista na final da Libertadores. Nesta disputa tão acirrada, vejamos as possibilidades de cada equipe de obter a classificação:
8º – Athletico-PR (45 pontos):
De campanha inconstante, o Furacão sentiu os vultos do fantasma do rebaixamento. Posteriormente, a vaga na Copa Sul-Americana pareceu de bom tamanho. Até que, de repente… a equipe chega, mais do que nunca, viva para continuar regando a semente da Libertadores.
Com a vitória sobre o Ceará, a equipe aguarda o resultado do duelo entre Santos x Corinthians, para assim projetar seu caminho de classificação, que envolve confrontos diretos contra o próprio Timão e o Atlético-GO:
- Athletico-PR x Internacional – 04/02
- Corinthians x Athletico-PR – 10/02
- Athletico-PR x Atlético-GO – 13/02 (data prevista)
- Grêmio x Athletico-PR – 21/02 (data prevista)
- Athletico-PR x Sport – 24/02 (data prevista)
9º – Ceará (45 pontos):
A derrota para o Athletico foi um acidente de percurso com o qual o Ceará não contava, mas as contas para chegar à Libertadores continuam vivas. Haverá, no entanto, necessidade de caprichar, principalmente no confronto direto com o Corinthians, que acontece já nesta quarta-feira. A equipe, neste turno, deixou a desejar contra os adversários que estão nesta briga – perdeu para Atlético-GO, Bragantino e agora Athletico, todos em casa.
- Corinthians x Ceará – 03/02
- São Paulo x Ceará – 10/02
- Ceará x Fluminense – 13/02 (data prevista)
- Coritiba x Ceará – 21/02 (data prevista)
- Ceará x Botafogo – 24/02 (data prevista)
10º – Corinthians (45 pontos):
O ‘jogo a menos’ pode ser de grande serventia nas projeções de pontuação, como pode gerar alguma insegurança psicológica para a equipe. Fato é que, antes de cumprir o clássico contra o Santos, o Timão terá que superar os confrontos contra as duas equipes acima. Chance para o time de Mancini se recuperar do mau momento e reconquistar a colocação almejada:
- Corinthians x Ceará – 03/02
- Corinthians x Athletico-PR – 10/02
- Flamengo x Corinthians – 13/02 (data prevista)
- Santos x Corinthians – 17/02
- Corinthians x Vasco – 21/02 (data prevista)
- Internacional x Corinthians – (data prevista)
11º – Santos (45 pontos):
O Peixe não terá tempo de sentir o baque da perda da Libertadores para o rival Palmeiras. A missão é se garantir na próxima edição da principal competição de clubes da América. Para isso, terá, a exemplo de seus adversários, superar confrontos difíceis, tanto diretos, contra Corinthians e Atlético-GO, quanto contra equipes que lutam por outros objetivos na tabela:
- Grêmio x Santos – 03/02
- Atlético-GO x Santos – 06/02
- Santos x Coritiba – 13/02 (data prevista)
- Santos x Corinthians – 17/02
- Santos x Fluminense – 21/02 (data prevista)
- Bahia x Santos – 24/02 (data prevista)
12º – Atlético-GO (45 pontos):
Surpresa na atual edição do Brasileirão, o Atlético-GO faz campanha tranquila, praticamente garantindo mais um ano na elite, e almeja algo a mais. A vaga na Copa Sul-Americana, um objetivo interessante, já parece encaminhada, mas se aviva a possibilidade de disputar uma vaga para a Libertadores, que seria a primeira da história do clube. Para isso, a crescente atual, três vitórias consecutivas, deverá continuar, pois os próximos três confrontos são contra concorrentes diretos:
- Bragantino x Atlético-GO – 03/02
- Atlético-GO x Santos – 06/02
- Athletico-PR x Atlético-GO – 13/02
- Palmeiras x Atlético-GO – 21/02 (data prevista)
- Atlético-GO x Coritiba – 24/02 (data prevista)
13º – Bragantino (44 pontos):
A derrota para o Internacional freou a bela ascensão do Bragantino, mas não o tirou da disputa pela inédita vaga na Libertadores. O Massa Bruta confiará muito no comando de Barbieri e na boa fase de Claudinho, Helinho e cia., para superar adversários pesados, em busca do atingimento de, no mínimo, a oitava colocação:
- Bragantino x Atlético-GO – 03/02
- Bragantino x Flamengo – 07/02
- Sport x Bragantino – 13/02 (data prevista)
- Goiás x Bragantino – 21/02 (data prevista)
- Bragantino x Grêmio – 24/02 (data prevista)
O Athletico supera os demais concorrentes pelo número de vitórias: 13 contra 12 de Ceará, Corinthians e Santos e 11 de Atlético-GO. E, entre as equipes que empatam na pontuação e número de vitórias – caso do alvinegro cearense e da dupla paulista – o critério de desempate é o saldo de gols, sendo +3 do Vozão, +1 do Timão e 0 do Peixe.