Chamado de Protocolo de Operação de Jogo, a Federação Paulista de Futebol (FPF) juntamente com a sua comissão Médica, acaba de aprovar o retorno do Paulistão 2020, sob os moldes de contingenciamento por zonas nos estádios.
Todas as 16 equipes do torneio serão confinadas e todo o pessoal envolvido deverá estar distribuído entre as zonas vermelha, amarela e azul.
O protocolo deverá ser seguido rigorosamente para que os jogos se reiniciem no próximo dia 22 de julho de 2020.
Inicialmente as partidas não devem contar com público nas arquibancadas e segundo os protocolos de segurança do Ministério da Saúde, só veremos torcedores após o lançamento de uma vacina eficaz.
Entendendo as três zonas do Campeonato Paulista
O protocolo de segurança sanitária criado para o retorno dos jogos deve seguir a orientação de que a zona amarela será a mais distante do campo, a vermelha ficará a média distância e a zona mais próxima do campo será a azul.
Todas as pessoas destas áreas não devem ultrapassar o contingente de 200 no total. Entenda um pouco mais sobre como irá funcionar cada uma destas três áreas:
1. Zona Azul no Paulistão
Esta será a zona mais próxima do campo. Nela estarão ou devem passar, jogadores, árbitros, gandulas, comissão técnica, comissão médica, delegados da FPF e outros que esteja ligados diretamente à execução do jogo.
A área compreende os vestiários, corredores, túneis, bancos de reserva, áreas de acesso ao estádio e também o campo. Deverão estar presentes no máximo 101 pessoas.
2. Zona Vermelha no Paulistão
Na zona vermelha que compreende o restante do interior dos estádios, composta por cabines, arquibancadas, área de imprensa, salas operacionais e outras, devem estar no máximo 65 pessoas.
Nela estará autorizada a presença de bombeiros, diretorias, funcionários responsáveis pela transmissão de rádio e TV, seguranças, árbitros do VAR, equipe de limpeza e outro envolvidos indiretamente na execução dos jogos.
3. Zona Amarela no Paulistão
Já a zona amarela deverá contar com capacidade máxima de 27 pessoas e compreende todo o entorno do estádio, incluindo estacionamentos e opções da operação de jogo como pontos de credenciamento.
Entre os autorizados a estarem nesta área estão seguranças, equipes de manutenção, policiais, motoristas e outros.
Todas as novas fases dos jogos no retorno do Paulistão
Serão quatro fases para que um jogo aconteça. A primeira é em relação a organização dos jogos, a segunda em relação ao pré-jogo no dia da partida, a terceira o jogo em si e a quarta fase será o pós jogo:
Fase 1, dias antes do jogo
Nesta fase é conferido a lista de funcionários com base no limite pré estabelecido pelo Protocolo de Operação de Jogo. Também será feita uma revisão dos estádios, onde é avaliado as medidas de higiene, colagem de cartazes informativos e desinfecção de todas as áreas que possam estar envolvidas nas partidas.
Fase 2, pré jogo
Já no pré jogo será liberado três portões nos estádios. Um será destinado para funcionários de transmissões e outros envolvidos nas operações, outro para as delegações e o último para outros profissionais que estejam presentes nas listas do protocolo.
Todos devem estar de máscaras e a temperatura corporal será medida na entrada destes portões.
O horário de chegada também é pré determinado pelo protocolo. Os únicos que tem autorização para entrar nos estádios três horas antes do início das partidas são os responsáveis pela organização dos vestiários.
Sevilla faz busca desesperada por goleiro e nome do Granada pode ser opção.
Fase 3, jogo
Esta fase é marcada pela chegada dos árbitros e jogadores. Nos bancos de reserva haverá distanciamento pré estabelecido no protocolo. As bolas serão desinfectadas sempre que necessário pelos gandulas.
Todos os uniformes deverão ser trocados no intervalo.
E o protocolo permite apenas que o trio de arbitragem, técnicos e jogadores possam ficar nas zonas sem máscara. Durante o intervalo será necessário o seu uso.
Fase 4, pós jogo
Já no pós jogo, todos os envolvidos deverão aguardar as orientações de saída. A primeira a deixar o estádio será a equipe visitante e sua delegação. Depois a equipe mandante, o trio de arbitragem e os envolvidos na partida.
Após os jogos as equipes voltam para os locais de concentração (CT).