Início » Notícias » Como estão os promovidos do ano passado nas Séries A, B e C?

Como estão os promovidos do ano passado nas Séries A, B e C?

É comum observar que as equipes que são promovidas de divisão – seja da B para a A, da C para a B ou da D para a C – de modo geral, têm conseguido fazer mais bonito do que feio na temporada seguinte.

Um exemplo é a comparação de 2018 para 2019. Dos 12 times que subiram de divisão em 2018, apenas dois acabaram rebaixados, retornando à divisão de origem (CSA e Avaí, na Série A). Entre os dez que permaneceram, boas campanhas: Bragantino subiu para a elite, enquanto São José-RS e Imperatriz-MA brigaram pelo acesso à Série B.

E em 2020, como estão os doze promovidos em 2019? Como estão lidando com a nova divisão, mediante este ano caótico?

Série A:

Bragantino, Sport, Coritiba e Atlético-GO são as caras novas da Série A deste ano. E, apesar de lutarem na parte baixa da tabela, na virada de turno, nenhuma das equipes figura no Z4 no momento.

Havemos de convir, claro, que todas as equipes que ocupam a zona de rebaixamento no momento (Botafogo, Vasco, Athletico e Goiás) têm jogos a menos, o que causa distorção na realidade e projeção. Mas fato é que os recém promovidos mostram disposição para não voltar para a Série B em 2021.

Série B:

A Série B talvez seja a divisão onde mais se aplica a hipótese de o time promovido ser bem sucedido. Em 2018, Fortaleza e CSA recém chegaram e já carimbaram o passaporte para a elite. No ano passado, o Bragantino subiu campeão e os outros três, Cuiabá, Operário e Botafogo-SP ficaram mais para cima do que para baixo na tabela.

Em 2020, a tendência é similitude do modelo. Até o momento, três dos quatro promovidos estão entre os oito primeiros na tabela: Juventude, Sampaio Corrêa e Confiança – sendo o clube gaúcho integrante do G4. A exceção é o Náutico, que briga para não retornar à Série C.

Torcida do Náutico foi à loucura com o acesso, em 2019 – comemoraria ainda o título; em 2020, contudo, equipe briga pra não retornar à Série C / Foto: Reprodução/Twitter

Série B: dois confrontos mexem diretamente no G4 neste sábado

Série C:

Brusque, Manaus, Ituano e Jacuipense-BA são os calouros da Série C em 2020. Uns empolgam mais que outros, mas fato é que nenhum faz tão feio assim.

O Brusque, campeão da Série D, está inspirado, tentado a emplacar novo título – como fez o Operário, em 2016 e 2017 – e lidera o Grupo B, que tem o Ituano vivo na briga por uma vaga na fase de mata-matas. A equipe paulista está a um ponto do 4º colocado, o Londrina.

Brusque comemorou o título da Série D e, em 2020, quer voo mais alto / Foto: Reprodução

Pelo Grupo A, o Manaus faz campanha regular e briga com o Paysandu pela quarta vaga na fase de classificação, tentando repetir o acesso do ano passado. A Jacuipense está no “meio-termo” – a dois pontos tanto do Papão, 4ª colocado, como do Botafogo-PB, com a vaga restante para o rebaixamento.

Deixe um comentário