Campeão da Sul-Americana em 2010 e 2017, o Independiente se mantém na briga pelo tricampeonato em 2020. Com o empate contra o Atlético Tucumán após vitória no jogo de ida, o Rojo está garantido nas oitavas de final.
Pelo caminho, a equipe de Lucas Pusineri terá o Fénix, do Uruguai. A primeira partida será em Montevidéu, marcada para o dia 25/11, enquanto que a volta, em Avellaneda, deverá ser na semana seguinte, em 02/12.
Franco favorito a avançar para as quartas, o Independiente poderá enfrentar o Bolívar-BOL, que vem da Libertadores, ou o Lanús, clube compatriota e também o único outro campeão da Sul-Americana ainda vivo na competição, após deixar pelo caminho o São Paulo, por sua vez, único brasileiro campeão na edição.
Além do Independiente, avançaram na mesma noite o Junior Barranquilla, vice-campeão em 2018, e, como orgulho nacional, o Bahia, que fez boa campanha no referido ano, parando nas quartas-de-final. Além destes, a Universidad Católica, que veio da Libertadores.
O Bahia avançou após a grande goleada contra o Melgar-PER, conseguindo dobrar a meta esperada para eliminar o adversário. O Junior segurou empate em casa contra o Plaza Colonia-URU, após vencer a ida no Uruguai. A Universidad Católica bateu, dentro de casa, o Sol de América-PAR, depois de um empate sem gols em Assunção.
Os confrontos das oitavas já estão definidos e seguem o padrão de chaveamento:
- Fénix-URU x Independiente-ARG
- Bolívar-BOL x Lanús-ARG
- River Plate-URU x Universidad Católica-CHI
- Vélez Sarsfield-ARG x Deportivo Cali-COL
- Bahia x Unión Santa Fe-ARG
- Defensa y Justicia-ARG x Vasco
- Junior Barranquilla-COL x Unión La Calera-CHI
- Coquimbo Unido-CHI x Sport Huancayo-PER
Ex-promessa do Boca, Guido Vadalá acerta com Sarmiento
O Independiente é o maior campeão da Sul-Americana, ao lado do Boca Juniors, ambos com duas conquistas. O recorde poderá ser superado pelo próprio Rojo ou alcançado pelo Lanús, campeão uma vez, em 2013.