Foi um Bahia e Flamengo, em Salvador, que trouxe, talvez, o último choque de realidade antes do Flamengo de Jorge Jesus começar a fazer mágica.
A eliminação para o Athletico e a quase eliminação para o Emelec tinham certa dose de absolvição, pois eram encaradas como “primeiros passos” do ‘Mister’, ainda que a ele fora disposto um tempo de mais de um mês para preparação.
Mas os acachapantes 3×0 do Bahia naquela tarde de domingo, na Arena Fonte Nova, mexeram com os ânimos do time – e, particularmente, do estreante Filipe Luís, que comia poeira do atacante Gilberto, num contra-ataque fulminante do Tricolor Baiano.
Posteriormente, o time não pisou mais no freio em 2019, fosse no Brasileiro ou Libertadores. O resultado provocava tamanha inquietação em Jesus que o incômodo de uma derrota relevante só se repetiria na final do Mundial de Clubes.
CBF anuncia premiação de Jogador do Mês para Brasileirão Assaí e Série B
Sob comando de Domenèc Torrent, vizinho Ibérico do Mister, a quem as comparações se alastram a cada atuação escassa no Brasileiro 2020, o Flamengo terá oportunidade de um reinício similar.
É verdade que o treinador espanhol chegou em meio à pandemia e vem encarando intensa maratona de jogos, onde tem de pôr seus conceitos em prática, literalmente, nas partidas do Brasileiro (com sorte, a Libertadores retardou o reinício). As comparações a Jesus, que, como mencionado, teve tempo hábil para começar do zero, acabam desarrazoadas.
Fato é que Dome precisa da atuação para a qual foi confiado – talvez, a atuação que o Bahia de 2019 apresentava – seria ideal para apagar a difícil impressão inicial e recolocar o Fla no caminho já desbravado no ano anterior.
- Jogo: Bahia x Flamengo – Campeonato Brasileiro 2020
- Data e hora: quarta-feira, 02/09/2020 – 20:30h (Brasília)
- Local: Arena Fonte Nova, Salvador-BA