O Athletico segue reforçando a equipe para as disputas do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Taça Libertadores. A última contratação foi a do meia colombiano Jaime Alvarado, de 21 anos, que tem passagem pelas seleções de base da Colômbia.
Revelado em 2017 nas categorias de base do Watford, mas sempre emprestado pelo clube inglês, Alvarado fez toda a carreira em equipes espanholas. Sua última foi o FC Badalona, que disputa a 2ªB (equivalente à terceira divisão na Espanha). O Athletico será sua primeira experiência profissional por clubes dentro do futebol sul-americano.
Mesmo não desembarcando no país de origem, Alvarado poderá se sentir familiarizado com o Furacão, afinal, o clube tem fama de ser um reduto de estrangeiros – e principalmente, colombianos. Com ele, já são 14 em 15 anos.
Desde que passou a ser gerido por Mario Celso Petraglia, na década de 90, o Athletico intensificou a participação dos gringos. Das apostas mais certeiras, como os argentinos Lucho González e Marco Rúben, às mais exóticas, como os poloneses Nowak e Piekarski, desde jogadores até treinadores (Lothar Matthaus, Carrasco), o Furacão constituiu uma história recente bastante diversificada.
A Colômbia aparece na linha de frente – segunda nacionalidade mais recorrente na história do clube paranaense. Nenhum outro país estrangeiro cedeu mais jogadores ao CT do Caju: são 14 desde o primeiro colombiano, o lateral-esquerdo Vladimir Marín, que atuou no primeiro semestre de 2005.
Desde então, o Athletico abriu as portas para os ‘cafeteros’: alguns se notabilizaram, como David Ferreira – principal colombiano da história do clube e conterrâneo de Jaime Alvarado, ambos nascidos na cidade de Santa Marta; enquanto outros caíram no esquecimento – caso de Samuel Vanegas e Jorge Serna, que tiveram passagem apagada em 2010.
Confira a lista completa dos colombianos do Furacão:
- Vladimir Marín (lateral-esquerdo) – 2005
- David Ferreira (meia) – 2005-2009
- Sérgio Herrera (atacante) – 2006
- Navarro Montoya (goleiro, naturalizado argentino) – 2006
- Julián Viáfara (goleiro) – 2007-2008
- Dayro Moreno (atacante) – 2007
- Edwin Valencia (volante) – 2007-2010
- Samuel Vanegas (zagueiro) – 2010
- Jorge Serna (atacante) – 2010
- Deiner Córdoba* (meia) – 2012
- Daniel Hernández (meia) – 2015
- Anderson Plata (atacante) – 2018
- Felipe Aguilar (zagueiro) – 2020-presente
- Jaime Alvarado (meia) – 2020-presente
*não chegou a atuar oficialmente
Alvarado terá a companhia do compatriota Felipe Aguilar, zagueiro ex-Santos também contratado nesta temporada pelo Athletico.