Um clube de futebol tem diversos profissionais que ficam “escondidos”. Entre jogadores e comissão técnica, outros elementos importantes desenvolvem importantes tarefas, e um deles é o analista de desempenho, que é uma função relativamente nova e que vem se tornando fundamental para os clubes atualmente.
Alessandro, analista de desempenho do Corinthians, em entrevista ao InfoEsporte sobre as suas funções e a importância das tarefas que designa.
O profissional que está no Timão há 8 anos comentou , entre tantos assuntos, sobre como são feitas contratações de jogadores, análises internas e muito mais.
Confira:
IE: Analista de desempenho muitas vezes é uma função que não aparece muito para a torcida. Quais são as funções do analista? Quais são suas especialidades?
Alessandro: O profissional de análise de desempenho transforma informação em conhecimento. Sua função não é somente coletar dados estatísticos, mas sim interpretar a situações de jogos para para possam ser transferidos para uma decisão estratégica do treinador.
Busco em minhas abordagens transferir o conhecimento de acordo com o contexto do jogo ou campeonato buscando de uma forma assertiva compartilhar esse conhecimento ao treinador.
Atualmente busco uma oportunidade de treinador. Já atuei como analista de desempenho e reconheço a sua importância dentro da estratégia de um jogo, campeonato ou até mesmo gestão do futebol.
Meu objetivo nesse momento é construir pontes dentro e fora das 4 linhas para potenciar resultados dos atletas e membros da equipe e clube.
IE: Nesta análise, também se passa por indicações de novos jogadores? Ou o desempenho analisado é somente para os jogadores que já estão no clube?
Alessandro: Sim, um atleta que possui um histórico bem construído potencializa ele em uma futura transferência de clube.
Não só o comportamento dentro do campo, mas também fora influenciam uma decisão.
Hoje em dia o impacto social que atleta produz é muito alto e isso tem relação direta com clube.
IE: Então podemos dizer que mesmo com o clube em férias como agora, os analistas de desempenho seguem avaliando chegadas e saídas para 2020?
Alessandro: Nesse momento é que os analistas de desempenho e os departamentos mais trabalham, buscando principalmente os campeonatos de categoria de base Sub20 que fomentam atletas revelação.