A disputa pelo título em Portugal é mais uma a trazer fortes emoções nesse término dos campeonatos pela Europa. Já há algumas rodadas o líder Porto vinha cultivando uma diferença de três pontos sobre o arqui-rival e adversário Benfica.
Após a rodada desta segunda-feira, contudo, as coisas ficaram ainda melhores para o Dragão. Isso porque o Benfica foi derrotado pelo Marítimo e estacionou nos 64 pontos, enquanto o Porto conseguiu vitória pragmática sobre o Paços de Ferreira e chegou a 70. A dianteira de seis pontos, sendo apenas quinze restantes em disputa, deixa o caminho da equipe de Sérgio Conceição amplamente favorável.
Das cinco partidas restantes, o Porto fará três em seu estádio. Mesmo não contando com o apoio de seu torcedor, a equipe faz bonito em seus domínios – na última terça-feira aplicou sonoros 4×0 sobre o Boavista. Confira os próximos adversários:
Belenenses SAD (C) – 05/07 e Tondela (F) – 09/07;
Dois adversários mal colocados na tabela (15º e 16º, respectivamente), ainda precisam afastar o risco de rebaixamento. Ainda assim, duelos não devem ser dos mais desafiadores;
Sporting (C) – 15/07
Confronto com tempero de rivalidade e para ser encarado a sério, afinal o Sporting é o terceiro colocado e quer o quanto antes garantir a vaga para a Liga Europa. Mesmo sabendo que o rival em comum dos dois, o Benfica, possa ser ajudado em eventual vitória do Sporting, os Leões de Alvalade não facilitarão para a equipe de Sérgio Conceição;
Moreirense (C) – 20/07
Se tudo der certo para o Porto, deverá ser o jogo do título. Ao fazer sua parte e manter a distância do Benfica, os Tripeiros poderão levantar a taça com apenas um empate contra o sem grandes pretensões Moreirense;
Braga (F) – 26/07
Provavelmente o duelo mais difícil, o Braga (atual quarto colocado) é muito constante em casa e quer carimbar o passaporte europeu. Para a sorte dos portistas, é o último jogo – ou seja, boas chances de que chegue a ele já campeão;
Ainda que dependa apenas de si mesmo, o Porto obviamente ficará atento ao desempenho do Benfica em cada rodada subsequente. A exemplo dos azuis, os Encarnados terão três jogos em casa (Boavista, Vitória Guimarães e o rival Sporting, na última rodada). Os dois compromissos fora de casa se dividem entre a tranquilidade do virtual rebaixado Desportivo Aves e o desafio do surpreendente Famalicão, que sonha com a Liga Europa.
Vindo de duas derrotas e enfrentando turbulências, o Benfica terá de superar quatro adversários colocados na parte de cima da tabela, além do Aves, e torcer para que a equipe de Conceição sofra tropeços na maior parte do caminho.
Enquanto o Porto, que raramente convence, é verdade, mas parece reencontrar o caminho das vitórias, depende de uma força própria nessa reta final. Pouco provável que sejam atuações de encher os olhos, porém mais vale o caminho simples para voltar a vencer a Primeira Liga.
Também vale estreitar a diferença para o Benfica – são 37 títulos dos Encarnados contra o possível 29º dos Dragões – e quem sabe o início de um bom projeto com Conceição. Quem sabe a possível conquista venha a conquistar a confiança dos portistas?